24 de setembro de 2016

Ata da Plenária de Conjuntura do Núcleo Celso Furtado do PT-RJ


Com a presença de 22 companheiros, o Núcleo Celso Furtado realizou, no último dia 16/9, a sua plenária de discussão dos temas da conjuntura. Em pauta:

1) a resistência ao golpe desfechado pelo poder legislativo com apoio do judiciário e;

2) as eleições desse ano, para provimento dos cargos de vereador e prefeito, nas cidades brasileiras.

Na ocasião, foram feitas diversas avaliações do quadro político. As falas convergiram para a formação dos seguintes consensos:

- A confirmação do afastamento da presidenta Dilma expôs a falta de compromisso da direita e do centro conservador brasileiros com a questão democrática. Mas, também, decorreu de nossos erros, entre os quais a adoção de uma política econômica excessivamente “contracionista” e da passividade em atacar a conspiração no interior do aparelho de Estado que atende pelo nome de Operação Lava Jato (fato que permitiu a fragmentação da nossa base de apoio político, em especial no Congresso Nacional).

- Embora nenhum companheiro tenha se oposto – frontalmente – à proposta de lançamento de uma campanha em favor da antecipação das eleições para presidente, alguns expressaram ceticismo quanto a suas possibilidades de vitória, manifestando ainda preocupação quanto a seus desdobramentos. Assim, nada obstante a posição de uma maioria expressiva em favor desse eixo de mobilização presente na palavra de ordem Diretas Já, resolvemos retomar a discussão sobre o tema em um próximo encontro a ser promovido em breve.

- O núcleo deverá participar – com tudo que puder contribuir – dos esforços para tornar vitoriosas as mobilizações encaminhadas pela sociedade civil, em particular pelo sindicalismo e os movimentos sociais, visando derrotar as forças golpistas e impedir a aprovação das contrarreformas fiscais, trabalhistas e previdenciárias previstas na pauta enviada ao congresso pelo governo ilegítimo.

- Por último, deverá ser priorizada a necessidade de – evitando a discussão estéril e improdutiva no interior do campo progressista – cerrar fileiras em torno da eleição da deputada Jandira Feghali para prefeita do Rio de Janeiro e dos candidatos a vereador cujas campanhas são apoiadas por filiados ao nosso núcleo: Reimont nº 13333 e Roberto Monteiro nº 13123.

Fora Temer!

Nenhum Direito a Menos!

Jandira Prefeita!


Nenhum comentário:

Postar um comentário