20 de junho de 2013

Nota do Núcleo Celso Furtado, do PT-RJ

Um movimento em disputa

1- Ainda é cedo para uma avaliação exaustiva do caráter dos protestos contra os aumentos das tarifas de transporte que sacudiram as grandes cidades do Brasil. Mesmo assim, algumas percepções começam a se impor. Ao que tudo indica, está desfeita a impressão inicial – corrente em alguns setores da esquerda – de que a juventude presente nas ruas faça parte de alguma orquestração golpista a serviço do velho patronato político brasileiro.

2- Ao inverso, a motivação dos manifestantes parece ser a insatisfação com o alcance limitado do projeto de acumulação de capital e crescimento econômico levado a cabo pelo nosso governo, dinâmica há muito exibindo sinais de esgotamento.

3- Simultaneamente, nada sugere que o desdobramento das manifestações – dada a heterogeneidade das ideias abrigadas em seu interior, que reúne desde segmentos autonomistas até infestações de gupos skinheads – vá ceder passagem a um desfecho necessariamente positivo para os processos de ampliação da democracia e da justiça social. Tudo vai depender do comportamento dos atores políticos.

4- É preciso que tanto a sociedade política (em especial os governos de orientação progressista nos três níveis do executivo) e sociedade civil (sindicatos, associações, organizações de terceiro setor, entre outros) abracem esta manifestação de cidadania ativa, porém ainda imatura, com vistas a engajá-la nos processo de transformação das envelhecidas estruturas de poder existentes no país.

5- Responsabilidade de relevo cabe, por último, às organizações e movimentos partidários de esquerda, com representação entre os jovens, a exemplo do Levante Popular da Juventude (ligado ao MST), o Juntos (ligado ao P-Sol), a JPT (Juventude do PT), a UJS (União da Juventude Socialista, ligada ao PCdoB), entre outras. De sua atuação, que se espera unitária e responsável, vai depender boa parte do sucesso das expectativas da sociedade brasileira deposita no protesto em curso.

Kadu Machado pelo Núcleo Celso Furtado do PT-RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário